Coleção de obras-primas do Museu Hermitage em São Petersburgo

O imperdível  acervo das pinturas  originais dos maiores pintores de todos os tempos, em um dos maiores museus do mundo. Uma  seleção especial de postagens imperdíveis! Já saiu a parte 01.

Publicações recentes

Publicações destaques

A Luz e a Sombra da Alma Humana

Rembrand

O cotidiano virou arte.

Rockwell

As esculturas impressionam pelos detalhes

Mueck

Rafael Sanzio: O gênio renascentista.

Aos vinte e poucos anos, já rivalizava com Leonardo da Vinci e Michelangelo — e muitos diziam que, entre os três, era ele quem melhor compreendia o equilíbrio perfeito entre razão e emoção.  Michelangelo o invejava abertamente — e dizia que Rafael tinha “muitos olhos”, por ver a beleza em tudo. Às vezes, era chamado de Il divino , o divino, por seu domínio especializado do espaço e da proporção. 
Raffaello Sanzio da Urbino ou Rafael Sanzio. Filho de um pintor da corte, cresceu cercado pela elegância das artes e, ainda jovem, dominava o ofício com uma serenidade que encantava mestres e príncipes.
Rafael foi o pintor da harmonia. Em suas obras, as figuras parecem respirar uma calma quase celestial: rostos delicados, gestos contidos, cores que se fundem com uma leveza impossível. A Escola de Atenas, pintada nos aposentos do Vaticano, é o seu manifesto — um desfile de filósofos, cientistas e artistas que, sob a sua mão, ganham uma majestade que ultrapassa o tempo.
Mas nem tudo foi serenidade. Rafael viveu intensamente: amado por papas, nobres e mulheres, morreu jovem, aos 37 anos, deixando Roma em luto. Diz-se que, em seu funeral, o corpo foi velado aos pés de sua Transfiguração, pintura que parecia antecipar sua própria passagem ao divino.
Seu nome virou sinônimo de perfeição clássica. “Depois de Rafael, nada mais há a aprender”, dizia um crítico do século XVI. E, ainda hoje, ao olhar para suas Madonas ou para os rostos idealizados de seus anjos, temos a sensação de que o mundo pode ser belo, equilibrado — e eterno, como sua arte.
A beleza de Rafael não se explica — contempla-se. E cada pincelada sua é um convite à eternidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Fontes de pesquisa: Museu do Prado, Louvre, Vatican Museums, Borghese Gallery
Previous Posts
Próximo post

Related Posts:

  • All Post
  • Africa
  • America
  • ANTIGAMENTE
  • ARTE
  • Asia
  • Caricatura
  • CARTAZES
  • CATEGORIAS
  • CIÊNCIA
  • Europe
  • FOTOGRAFIA
  • GUERRA
  • Ilustração
  • MUSEU HERMITAGE SP
  • Música
  • Panorâmica
  • Travel Tips
Desde abril de 2007,  celebramos a arte em todas as suas formas — das grandes obras-primas aos pequenos gestos que moldam o olhar humano. Além da arte, os acontecimentos que marcaram a história, acreditando que cada traço, cada imagem e cada artista possuem o poder de inspirar e transformar o mundo.

Mais do que um blog sobre arte, este é um ponto de encontro entre passado e presente — um lugar onde a beleza, a memória e a reflexão caminham lado a lado. A criatividade humana não apenas retrata a realidade: ela a reinventa, e com isso, muda a sociedade.

Navegação Temática

Temas incidentais nas publicações

Edit Template

Envie-nos sua sugestão por e-mail.

imag.letras@gmail.com

Mais do que um blog sobre arte, este é um ponto de encontro entre passado e presente — um lugar onde a beleza, a memória e a reflexão caminham lado a lado.

.

©2007. Criado e mantido por Olavo Saldanha