Mueck é australiano, não britânico, embora tenha conquistado sua reputação na Inglaterra, para onde foi morar no início da década de 1980. Antes da Sensation , ele havia seguido uma carreira como modelador para as indústrias cinematográfica e publicitária – um histórico que leva muitos outros escultores a tratar seu trabalho com desconfiança, como show business em vez de arte.
A obra de Mueck é laboriosa em sua fabricação, mas tematicamente muito simples: um homem morto, um bebê recém-nascido, uma mulher na cama, duas velhas com feições franzidas, um homem peludo sentado em uma cadeira.
Realismo fantástico
O realismo exigente de suas figuras evoca uma resposta emocional do espectador. É impossível não se identificar com a natureza realista desses humanoides, sentir sua estranheza, sua dor ou perplexidade. Mueck é um estudioso consciencioso da natureza humana, e suas esculturas são repletas de nuances sutis.
As esculturas impressionam pelos detalhes — unhas dos pés, rugas, pequenos arranhões, uma barba mal aparada, a pele pressionada por uma mão que aperta um braço, um olhar atento —, mas, se ele é muito bom em reproduzir o exterior humano, não é isso que faz de melhor, diz a italiana Grazia Quaroni, curadora da mostra junto a Hervé Chandès, presidente da Fundação Cartier. O que mais toca as pessoas, o que cria a emoção, diz ela, “é que você já viu isso antes”.
“São principalmente seus trabalhos anteriores – com pele e cabelo, com olhares e camadas emocionais – que deixam uma impressão duradoura.”
Mueck faz suas esculturas altamente detalhadas à mão usando fibra de vidro, silicone e resina . Aclamado como um dos escultores figurativos mais importantes de sua geração, Mueck já expôs seu trabalho em Londres, Sydney, Nova York, Ottawa e outra infinidade de cidades. Ele foi o 14º artista residente na National Gallery de Londres, e suas obras estão na coleção permanente da Tate .
Nos últimos anos, Mueck adotou uma nova direção, trabalhando com diferentes materiais e temas. Uma obra marcante é En Garde (Três Cães) , de 2023, que consiste em um trio de cães de metros de altura, esculpidos à mão em espuma e pintados de preto fosco. Cores e detalhes deram lugar a algo mais abstrato, uma pose primitiva e animalesca na qual tensão, medo e agressão parecem entrelaçados. A imponente instalação de cem crânios enormes, por onde o visitante vagueia, também difere nitidamente de seus trabalhos anteriores. Aqui, pele, cabelo e tudo o mais que nos torna humanos desapareceu. Embora seja admirável e emocionante que Mueck esteja inovando, são principalmente seus trabalhos anteriores – com pele e cabelo, com olhares e camadas emocionais – que deixam uma impressão duradoura.