Simonetta Vespucci: mais bela e desejada que Mona Lisa.
Simonetta Vespucci, a musa do Renascimento que inspirou Botticelli e superou a Mona Lisa em…
Simonetta Vespucci, a musa do Renascimento que inspirou Botticelli e superou a Mona Lisa em…
Professores que moldaram gênios. As obras dos mestres dos mestres. Quem mais influenciou seus alunos?
O câncer de mama, uma doença que atravessa séculos, foi capturado de forma sutil, mas…
A fascinante história de La Fornarina e a paixão do gênio da pintura, Rafael Sanzio, por ela. Uma das…
Enquanto as bombas explodiam, uma mulher moldava argila. Em vez de bustos clássicos, reconstruia narizes explodidos, queixos despedaçados e…
Eles têm cara de adulto, corpos desproporcionais e parecem assustadores. As razões artísticas por trás dessa estética.
Relativizar a dor de alguém em nome da arte? Pasmem! A morte de Evelyn McHale foi parar nas galerias…
Artemisia Gentileschi superou estupro, julgamento humilhante e analfabetismo para se tornar uma das maiores pintoras do Barroco. Conheça sua…

As fotos mostram sacos de areia empilhados contra a Catedral para tentar evitar os danos da guerra.

Houve um tempo em que para respirar era necessário uma máquina chamada pulmão de aço.

Há casas que parecem nascer destinadas à ruína, a Cliff House, erguida sobre os penhascos de São Francisco, foi uma delas.

"Muitas vezes me pergunto como esses jovens se lembram da noite em que os Beatles chegaram a Aldershot e quase ninguém foi vê-los."
Norman Rockwell, um dos ilustradores americanos mais celebrados, nasceu em 3 de fevereiro de 1894, em Nova York. Desde cedo, demonstrou paixão pela arte. Ele estudou em escolas renomadas e, ainda adolescente, foi contratado como Diretor de Arte da revista Boy’s Life.
“Eu me considero um ilustrador, mas não sou um ilustrador. Em vez disso, pinto quadros narrativos que são bastante populares, mas fora de moda. Nenhum homem com consciência pode simplesmente produzir ilustrações. Ele precisa colocar todo o seu talento, todo o seu sentimento nelas. Se ilustração não é considerada arte, então isso é algo que nós mesmos causamos por não nos considerarmos artistas. Acredito que deveríamos dizer: ‘Não sou apenas um ilustrador, sou um artista’.” (NMAI)

















Fontes: Norman Rockwell Museum, Brooklyn Museum, Smithsonian American Art Museum

Desde abril de 2007, celebramos a arte em todas as suas formas — das grandes obras-primas aos pequenos gestos que moldam o olhar humano. Além da arte, os acontecimentos que marcaram a história, acreditando que cada traço, cada imagem e cada artista possuem o poder de inspirar e transformar o mundo.
Mais do que um blog sobre arte, este é um ponto de encontro entre passado e presente — um lugar onde a beleza, a memória e a reflexão caminham lado a lado. A criatividade humana não apenas retrata a realidade: ela a reinventa, e com isso, muda a sociedade.
Temas incidentais nas publicações
©2007. Criado e mantido por Olavo Saldanha