O vaudeville lançou as bases para muitos aspectos do entretenimento moderno e teve um impacto profundo no teatro atual.
Vaudeville era uma forma de entretenimento variado popular nos Estados Unidos e Canadá do final do século XIX ao início do século XX. Caracterizava-se por uma série de números não relacionados, incluindo esquetes cômicos, números de música e dança, números de mágica, acrobacias, malabarismos, apresentações de animais e muito mais.
Na década de 1890, o vaudeville era entretenimento familiar e exibia altos padrões de performance.
O termo vaudeville , adotado nos Estados Unidos do teatro de boulevard parisiense , é provavelmente uma corruptela de vaux-de-vire, canções satíricas em dísticos, cantadas em árias populares no século XV no Val-de-Vire (Vau-de-Vire), Normandia, França.
Passou para o uso teatral no início do século XVIII para descrever um dispositivo empregado por atores profissionais para contornar o monopólio dramático detido pela Comédie-Française . Proibidos de realizar drama legítimo , eles apresentavam suas peças em pantomima, interpretando a ação com letras e refrões definidos para melodias populares. Eventualmente, desenvolveu-se em uma forma de drama musical leve, com diálogos falados intercalados com canções, que era popular em toda a Europa.
A história vaudeville marcou gerações e aqui uma das facetas dessa saga, os cartazes.
No final do século XIX, já havia um boom das redes de vaudeville, um grupo de casas controladas por um único gerente. A história vaudeville marcou gerações e aqui uma das facetas dessa saga, os cartazes.
A grande depressão financeira da década de 1930 e o crescimento do rádio e, posteriormente, da televisão, contribuíram para o rápido declínio do vaudeville e para seu virtual desaparecimento após a Segunda Guerra Mundial .
Fontes: Britânica, The Library of Congress, American Vaudeville Museum