Retrô

Ziegfeld Girls, as memoráveis coristas da Broadway

Florenz Ziegfeld foi o mentor de um dos shows mais populares em Nova York por um quarto de século. Ziegfeld Girls eram as coristas dos espetáculos teatrais da Broadway conhecidos como Ziegfeld Follies (1907-1931), baseados no famoso Folies Bergère de Paris.

Entre 1907 e 1931, o criador do espetáculo chegou a contratar mais de três mil garotas. Garçonetes, jovens do campo e trabalhadoras de escritórios, todas pensavam se tornar parte do sonho de glorificar a garota americana que Ziegfeld tentava concretizar.

Uma vez contratada, a dançarina se tornava imediatamente objeto de adoração popular. Elas se apresentavam muito semelhantes e dançavam em completa sincronização. Até a chegada do cinema mudo foram realizadas 24 edições do espetáculo teatral e muitas das atrizes que seguiram posteriormente no cinema saíram das Ziegfelds Girls.

Com o passar dos anos muitas foram persuadidas a deixar o show para se casar, algumas com homens riquíssimos. O baile Ziegfeld na cidade de Nova York ainda continuou como um evento social da temporada por anos após a última produção do Follies.

Doris Eaton foi a última garota ZIegfeld, ela faleceu em 2010, aos 106 anos. Nascida em 1904, na Virginia, foi dançarina e atuou em alguns filmes mudos. Com o falecimento dela se fechou para sempre a geração Ziegfeld Girls.

Alfred Cheney Johnston ( 1885-1971) foi o fotógrafo responsável pelas imagens das showgirls.

Musical Ziegfeld Girl 1941 Dirigido por Robert Z. Leonard , Busby Berkeley

Fontes de pesquisa: Google Imagens, Broadway, History Lovers Club, Laced Heartt, Wikipédia, Doctor Macro, Commons Wikimédia, Images Squarespace.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also
Close
Back to top button