Cores do Passado

Sanna Dullaway, colorização é arte

colorização de fotografias antigas é arte

As versões coloridas de fotos antigas da artista sueca Sanna Dullaway já são virais na Internet, mas geralmente vemos a imagem e não sabemos quem restaurou ou o processo aplicado. Na verdade, o processo pode ser desmotivador para alguns observadores. Isso devido à saturação, as cores pulam das fotos.

 De repente, figuras e cenas que há muito habitavam nossas mentes em seus originais em preto e branco surgiram em cores, e cores pungentes.

Essa nova técnica na fotografia levou muitos a não admirar a arte da colorização por achar que a intenção seria mudar o fato, atualizar até. Gosto do preto e branco original, mas também sou apaixonado pelas cores da restauração. Me interesso pela possibilidade de saber como seriam os eventos passados colorizados e qual nuance de cor daria mais força à imagem.

Dullaway fala sobre seu talento numa entrevista a Sarah Coleman, uma escritora e editora que mora na cidade de Nova York , “Meu senso de cor e iluminação é autodidata, nunca fiz aulas de arte. Sou fotógrafo amador há anos e acho que foi aí que ‘aprendi’ como as cores funcionam nas fotos.”

Sobre a defesa da técnica da colorização a artista diz “Acho que uma foto colorida faz você sentir que a história está muito mais próxima…  Claro que algumas pessoas não gostam da versão colorida e eu respeito isso.”

Para finalizar, “Não reclamo as obras como minhas, apenas a escolha da cor. Eu queria mostrar uma nova perspectiva sobre o contexto histórico e que você pode colorir qualquer foto em preto e branco se quiser. Se as pessoas tivessem acesso ao filme colorido naquela época, certamente o teriam usado. O sol brilhou sobre nossos avós e seu mundo era colorido também.”

Dullaway faz bem e, portanto, o Imagens e Letras faz questão de mostrar o passado como poderia ter sido, primando por mostrar conforme o talento de cada artista.  As cores reais não vão ser copiadas nunca, perderia a marca da historicidade, tiraria o glamour da arte e colorização é arte e não tentativa de mudar os fatos.

Fontes de pesquisa: Daily Mail, Site oficial Sanna Dullaway, Times,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo