Retrô

Peaky Blinders, a ficção e a realidade

Para criar o cenário para Peaky Blinders, o diretor ancorou a série em vários eventos históricos. Posicionando a ficção num contexto real, ele consegue acrescentar mais magnetismo para a trama. Vejamos alguns fatos em que a série está ancorada.

Birmingham, início do século

.
A disputa entre Irlanda e a Inglaterra 

A luta entre os dois países aumentou quando os líderes do partido Sinn Féin assumiram o poder em 1918. O partido declarou a Irlanda uma república independente.

Na série, os Peaky Blinders jogam os dois lados do conflito, na primeira temporada o grupo apreende um carregamento de armas destinadas à Líbia, mas o governo inglês teme que os vendam para o IRA . As autoridades inglesas chegam ao ponto de enviar uma espiã, Grace Burgess.

.

A Primeira guerra mundial

A guerra deixou o mundo cambaleando e a volta dos soldados trouxe de carona um amontoado de problemas físicos e mentais

Na série vários personagens sofrem com esses problemas, incluindo Thomas Shelby. Ao longo da série, Shelby tem flashbacks, se automedica com várias substâncias e tem acessos de comportamento agressivo. Arthur Shelby, irmão mais velho de Tommy, sofre do impulso de raiva.

.

A revolução Russa

Revolução de Outubro colocou Lênin à frente do governo russo. Internamente, surgiram facções e eclodiu o conflito armado entre os vermelhos (os bolcheviques) e os brancos (os mencheviques e outros grupos antibolcheviques).  França e Itália apoiaram os brancos, mas os Estados Unidos e a Grã-Bretanha tentaram fazer a paz entre os dois grupos, sem sucesso. Os Bolcheviques venceram, levando à formação da União Soviética.

Na série, Jessie Eden é membro bolchevique e organizadora sindical, começa a lutar pelos direitos trabalhistas na Inglaterra.

.

Os movimentos sociais

Os movimentos trabalhistas surgiram em todo o mundo durante o final dos anos 1920 e 1930 em resposta às más condições de trabalho, longas horas de trabalho e exploração geral da força de trabalho. 

Como resultado, os trabalhadores começaram a olhar de perto para novas ideologias políticas e econômicas que os livrasse da opressão.

Na série, a Jessie Eden, representa a conexão entre os sindicatos e o Partido Comunista As tensões entre as classes sociais são aparentes ao longo da história.

.

A proibição das bebidas nos EUA

O governo dos Estados Unidos decretou a proibição de produção e comercialização de álcool. A proibição gerou contrabando em massa. Entre os efeitos do comércio ilegal de bebidas alcoólicas surgiram figuras notáveis ​​como Al Capone.

Na série, Tommy Shelby negocia com Capone, prometendo o fornecimento de uísque, eliminando a liderança e o poder de Luca Changretta em Nova York.

.

A grande depressão

 A quebra do mercado de ações em outubro de 1929 foi um evento em uma série de ações econômicas que resultaram na Grande Depressão. 

Na  série, Tommy usa a situação para avançar em sua carreira política.

.

O extremismo

O fascismo emergiu por meio dos esforços de Mussolini na Ítalia, ele instituiu uma ditadura baseada no nacionalismo extremo, Sir Oswald Mosley, Membro do Parlamento criou a União Britânica de Fascistas em 1932. O plano de fundo para a futura chegada de Hitler ao cenário mundial estava formado.

Na série, Tommy Shelby  enfrenta Sir Oswaldo Mosley, possivelmente salvando a Grã-Bretanha da ameaça facista. 

.

Por fim, as gangues

Birmingham, Inglaterra, 1919. A cidade se afoga em corrupção e pobreza. Mas é um momento ótimo para a família Shelby que domina cada canto do local. Nem o conflito com as outras gangues e com a polícia os impedem de ramificar e florescer. A história é baseada numa gangue que realmente viveu em Birmingham e atendia por Peaky Blinders.

Na vida real, eram formados, majoritariamente, por homens da classe baixa. A maioria deles morava em bairros violentos, e eram bem jovens, dos 12 aos 30 anos. Trabalhavam durante o dia no porto ou na cidade, mas eram extremamente distintos como gangue: sempre estavam vestidos de maneira impecável.

Museu Policial West Midlands tem uma coleção de incríveis 6 mil fichas da época dos Peaky Blinders, inclusive várias fichas de membros da gangue.

Apesar do cenário histórico bem montado, a série é uma maravilhosa obra de ficção, mas que nos motiva a buscar o que a história real tem a nos dizer. Abaixo as imagens verdadeiras dessa época.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo