Fotografia

Olivier Valsecchi, Renascer das cinzas

Nascido em Paris em 1979, Olivier Valsecchi  vive atualmente em Toulouse. Olivier se interessou pela criação musical antes de entrar para a fotografia. Passou a se dedicar à séries de ensaios com o corpo humano, daí cada ensaio tornou-se uma representação do processo de metamorfose.

Com o uso da luz derramada sobre seus modelos, uma certa energia irrompe de suas fotos. Em 2010, na sua série DUST, por exemplo, chamou a atenção, lhe rendendo o prêmio Hasselblad Masters em 2012.

Inspirada na teoria do caos, esta série mostra corpos retorcidos  envoltos em nuvem de poeira, dando-lhes um aspecto surreal de nebulosa, um símbolo de nascimento e morte.

Em sua série seguinte, chamada Klecksography, ele segue novamente a ideia da escultura corporal, inspirado no método do suíço Hermann Rorschach, que consistia em usar manchas de tinta no papel para revelar possíveis demências ou esquizofrenia em seus pacientes.

Olivier então decide dar rédea solta ao que chama de “o inimigo interno”, a parte da escuridão que habita dentro de todos nós. Em 2012, em sua terceira série TIME OF WAR, o fotógrafo francês mantém a técnica DUST, mas deixa o caos para trás por um mundo de transmigração. Ele faz questão de cuidar de todo o processo de produção e criação de suas séries.

Sobre o ensaio Dust, Oliver afirma que “Tudo começou com essa sensação de que eu tinha dormido em um casulo por muito tempo e precisava sair dele. Era tudo sobre reinventar-se, renascer, ir mais longe e experimentar novos caminhos.”

Estudou na ETPA Photography School, Toulouse, 2007.


Fontes de Pesquisa: Redes Sociais de Olivier Valsecchi, Art-Sheep, Artist Day.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button