Retrô

O trem de Montparnasse, o acidente mais famoso da história

Um dos eventos mais curiosos e vistos do mundo é o descarrilamento do trem em Montparnasse, na Paris de 1895. A Estação Montparnasse ainda hoje é como terminal para as ligações ferroviárias na França.

Na época do acidente, o maquinista da locomotiva não freou a tempo ao chegar ao interior da estação e bateu contra os bloqueios e depois contra a parede exterior do edifício, saltando para fora da estação sobre uma rua próxima.

Apesar da aparência surreal do acidente, os passageiros do trem sobreviveram, no entanto, a única fatalidade se deu fora da estação, com uma mulher na rua onde o trem despencou. Marie-Augustine Aguilard estava temporariamente assumindo o trabalho do marido enquanto ele saía para pegar os jornais. Ela foi morta pela queda das alvenarias.

Por quatro dias, o trem permaneceu intacto fora da estação, atraindo multidões e permitindo que centenas de curiosos admirassem o estranho espetáculo. Com o surgimento da fotografia, uma série de fotos tornou possível imortalizar o resultado do acidente, que, segundo alguns, tem uma beleza plástica inusitada.

Réplicas deste acidente de trem são recriadas mundo afora. No Brasil há uma na cidade de Canela/RS. No cinema, o filme A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, recria o evento de Paris.

Fontes de pesquisa: Wikipédia, Mono Vision, Instagran, Sound Landscapes, History Daily.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button