Ilustração

O grafite espetacular de Sérgio Odeith

Podemos dizer que ele é hoje o maior ilusionista do mundo do grafite. A partir de uma perspectiva, o artista transforma qualquer local sem vida em um ambiente tridimensional e profundamente realista.

O português Sérgio Odeith é reconhecido no mundo inteiro como um dos maiores mestres do grafite e street art. Depois de trabalhar como tatuador, a aclamação internacional o levou a embarcar em sua própria busca por um novo crescimento. Em 2005, ele se mudou para Londres para aprender mais sobre o grafite e a arte de rua, pois estava começando a emergir em uma nova seara.

Nasceu Damaia, hoje Águas Livres, freguesia portuguesa do conselho da Amadora (freguesia é a menor divisão público-administrativa portuguesa).

Em entrevista ao Magazine Bored Panda, Odeith falou sobre o seu mural mais famoso, sobre compor um ônibus abandonado num bloco de concreto. Lembra que foi ao local onde a pintura está agora com alguns amigos e, inicialmente, não teve nenhuma inspiração: “Eu nem tirei as latas [de tinta spray] do meu carro.” No entanto, depois que voltou para casa diz que, do nada, se inspirou. “Então, no dia seguinte, fiz a pintura do objeto 3D, apenas pensei que se encaixava perfeitamente e era completamente diferente de todas as minhas peças.” O trabalho do ônibus se tornou um marco na sua trajetória artística.  

Aos aspirantes a grafiteiros ele comentou na entrevista que “Continuassem trabalhando duro, perseguindo seus sonhos e nunca desistindo. “Já trabalhou com diversas empresas nacionais e internacionais, como London Shell, Coca-Cola, Samsung, Câmara Municipal de Lisboa e muitas outras.

A melhor sensação na obra de Sérgio Odeith é ver o antes e o depois. O processo de transformar o vazio em algo arrebatador é extraordinário.

Fonte de pesquisa: Site oficial do artista Sérgio Odeith, Galeria My Modern Met, Bored Panda, Design Culture, Bond Layer, Grafite Web, Wikipédia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button