Retrô

O espetáculo do teatro de Nova York do início do século 20

A Broadway deve muito ao Vandamm Studio. Naquela época, era o Studio ideal para a fotografia de artes cênicas. Entretanto, era mais do que só fotografia.  Dirigido pelos infatigáveis Florence Vandamm e George R. Thomas, casal que apresentou mais de dois mil shows da Broadway, representou a maior parte da história teatral de Nova York.

As imagens desta exposição, de produções teatrais na Broadway, em Nova York, do início do século 20, mostram como os designers meticulosamente trabalharam para criar um mundo de faz de conta no palco.

Quando os teatros tinham que competir com as imagens em movimento, as peças frequentemente apresentavam cenários elaborados e extravagantes construídos com grande atenção aos detalhes

Foi depois que a depressão financeira atingiu a Inglaterra em 1923, que o casal Vandamm se estabeleceu nos EUA, onde conseguiu adquirir trabalho, originalmente como fotógrafos de back-up para o Theatre Guild. Em dois anos superaram todos os estúdios de fotografia de Nova York em confiabilidade, eficiência e qualidade.

O Vandamm Studio era tão respeitado que, em 1937, o City Museum de Nova York montou uma exposição intitulada New York Theatre Productions, com as fotografias dos Vandaam de 1923 a 1937, exibindo impressões selecionadas de cerca de 50.000 negativos de estúdio.

Especialmente os cenários montados nos palcos, feitos artesanalmente, eram muito reais, verdadeiros espetáculos à parte, pura magia. Os Estúdios fotográficos da época eternizaram esses momentos para nós.

Fontes de pesquisa: Encyclopædia Britannica, Fotografias da Broadway / Blog MCNY / Biblioteca Pública de Nova York, Dramatics,

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also
Close
Back to top button