Escultura

O bestiário das máquinas de Nantes

No coração da ilha de Nantes, na França, estranhas e fascinantes criaturas tomaram forma, aves e monstros pré-históricos, elefantes gigantes e bestas do mar à partir da imaginação de François Delarozière e Pierre Oréfice.

Montados em antigos estaleiros navais da cidade, estas máquinas de aço e madeira em forma de animais e com peças móveis, com sistema hidráulico, rodas e guindastes, são parte do projeto “Les Machines de l’Ile Nantes” para ativar o turismo na região.

Segundo a narrativa, ele está localizado entre os mundos inventados de Júlio Verne, o universo mecânico de Leonardo da Vinci e a história industrial de Nantes. Eu acrescentaria a cultura steampunk da era vitoriana como a cereja do bolo.

Os criadores tem larga experiência em teatro de rua e cenas urbanas na Europa. Eles exploram nos últimos quinze anos as máquinas e os objetos em movimento. Portanto, a população pode interagir com a exposição, as estruturas colossais são veículos moveis. A arte do movimento exerce um verdadeiro fascínio nas pessoas. A Os dois designers optaram por mostrar todo o processo de criação, desde os primeiros desenhos de François Delaroziere. 

Os materiais são crus e os mecanismos aparentes. As ações dos construtores são visíveis para todas as esculturas, aço ou madeira. 

O projeto foi criado para o aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a França e China. Desde então tem sido apresentado em Nantes, Calais e Ottawa.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é maxresdefault.jpg

Fontes de pesquisa: Les machines de Nantes (site oficial do projeto), Arts in the City, Volotea, Imgur, Itimg, Le Machine, Wikimédia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo