Guerra

Nose Art, a arte no nariz dos aviões

As guerras deixam marcas terríveis, físicas e psicológicas nas pessoas. Participar delas sempre exigiu um esforço sobrenatural do homem para não sucumbir à monstruosidade da tensão dos campos de batalha.  No entanto, muitos se deram à criatividade e começaram a criar escapes que os faziam relembrar a família, os queridos, a cidade e até os personagens que marcaram suas vidas antes da convocação.

A Nose Art é uma dessas maravilhosas criações.  São pinturas nas laterais dos aviões, especificamente no nariz da aeronave, daí o nome “Nose”. A arte personaliza o nariz de um avião dando-lhe uma identidade própria, uma marca para ser reconhecido.

Lembra um mundo além da crueldade da luta, um canto para o piloto se refugiar em lembranças. No entanto, a marca alí pintada pode virar também uma assinatura para uma lembrança nada agradável. Todos sabem, por exemplo, qual o avião que lançou a bomba atômica sobre Hiroshima pela arte pintada na lataria, “Enola Gay”.

Embora alguns exemplos desta arte possam ser encontradas em aeronaves Inglesas e de outros países, o fenômeno é predominantemente americano, talvez devido à maré de individualismo rebelde atribuído a sua cultura. Nose Art é importante como um indicador social e histórico ao longo do tempo, um exemplo de expressão popular e um registro do passado.

 

 

Fontes de pesquisa:  Staticflickr,The 467tharchive, Wingstracksguns, Imgur, Imagens e Letras.

.

 


			
		

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also
Close
Back to top button