Hoje na história

Hoje na história. De 21 a 27 de dezembro

Veja o que ocorreu em cada dia ao longo da história. Nesta sequência de fatos teremos a cronologia temporal de 21 a 27 de dezembro. fatos marcantes que mudaram o mundo. Cada semana o leitor terá uma série contando o que correu durante esses os dias no relógio do tempo passado.

Aconteceu em 21 de dezembro

1898Pierre e Marie Curie descobriram o rádio, dois milhões de vezes mais radioativo que o urânio.

Com essas pesquisas, Pierre, em particular, verificou que a radiação podia matar células de tecido doente, ou seja, iniciou o estudo da radioterapia.

1968 –  A Apollo 8 foi lançada do Cabo Kennedy (Cabo Canaveral) e finalmente completou 10 órbitas lunares.

A missão foi a responsável pela primeira órbita ao redor da Lua da história.

1980 – Morre o polêmico brasileiro escritor Nelson Rodrigues.

Foi seu português brasileiro e suas expressões coloquiais que transformaram suas obras em uma herança cultural do país.

1988 – Voo da Pan Am 103 explode sobre a Escócia.

1967 – Os Beatles deram uma festa no Royal Lancaster Hotel em Londres para uma prévia de seu novo filme ‘Magical Mystery Tour.

A festa dos Beatles foi à fantasia para o lançamento de “Magical Mystery Tour”, o filme.

Aconteceu em 22 de dezembro

1636 – Nasce o poeta Gregório de Matos, o Boca do Inferno.

1940 – Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade inglesa de Manchester é bombardeada pela força aérea alemã.

1969 – Os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil, líderes do movimento tropicalista, foram presos no Rio de Janeiro após protestarem publicamente contra o regime militar do Brasil.

1993 – O parlamento da África do Sul aprova uma nova constituição que aboliu o regime racista de apartheid no país.

De um lado, brancos na supremacia de direitos. Do outro, negros e indígenas oprimidos. Na prática, era assim que funcionava o regime de segregação racial, que vigorou por 46 anos (1948-1994), na África do Sul.

Aconteceu em 23 de dezembro

1888 – Vincent van Gogh corta sua orelha. Acredita-se agora que o pintor holandês estava sofrendo de um surto psicótico na época do evento. Depois de cortar sua orelha esquerda, van Gogh enfaixou sua cabeça e levou a orelha decepada para uma prostituta por segurança.

O Autorretrato com a orelha cortada é uma representação da subjetividade de Van Gogh, que, naquele momento, já tinha a saúde mental debilitada.

Aconteceu em 24 de dezembro

1524 – Vasco da Gama, navegador português que descobriu o caminho marítimo para as Índias, falece na Índia aos 64 anos de idade.

1779 – Criada em Portugal por D. Maria I a Academia Real das Ciências de Lisboa.

À época de sua fundação, a Academia dividia-se em três classes: Belas Letras, Ciências da Observação e Ciências do Cálculo.

1908 – Ópera de Paris decide lacrar em um de seus muros gravações de grandes músicos, que só deverão ser abertas 200 anos depois.

1914Começa a trégua de Natal. Um evento muito estudado em pesquisas de guerra e paz, a Trégua de Natal foi um breve cessar-fogo não oficial entre as tropas britânicas e alemãs ao longo da Frente Ocidental da Primeira Guerra Mundial. Durante a trégua, soldados de ambos os lados cantaram canções de natal, compartilharam comida, trocaram presentes e jogava futebol (futebol). Confira nosso artigo sobre este evento. Tentativas subsequentes de cessar-fogo semelhantes na época do Natal falharam.

1956 – Os afro-americanos desafiam a lei municipal em Tallahassee, Flórida, e ocupam assentos na frente do ônibus.

O segregacionismo americano sempre foi severo. Este ônibus está no museu, foi a partir de uma revolta de uma passageira numa viagem nele que a história começou a mudar para os negros americanos.
O presidente Barack Obama está sentado no ônibus Rosa Parks, na mesma fileira em que a mulher negra estava, no Museu Henry Ford após um evento em Dearborn, Michigan, em 18 de abril de 2012. 

Aconteceu em 25 dezembro

1973 – Astronautas americanos a bordo da estação espacial Skylab fazem uma caminhada de sete horas no espaço e fotografam o cometa Kohoutek.

1991 – Mikhail Gorbachev, o primeiro e último presidente executivo da União Soviética, renuncia. A União Soviética não existe mais.

1642 – Nasceu Sir Isaac Newton, matemático e cientista inglês que enunciou as leis do movimento e a lei da gravidade.

1979 – a URSS invade o Afeganistão.

A ocupação de dez anos do Afeganistão terminou com o resultado de até um milhão e meio de afegãos e 14,5 mil soldados soviéticos morreram. A invasão do Afeganistão é citado entre os motivos que levaram ao colapso da superpotência. 

Aconteceu em 26 dezembro

1993 – Morre aos 78 anos de idade, em Paris, Grande Otelo.

Ator, cantor e compositor brasileiro, Grande Otelo morreu vítima de um ataque do coração fulminante, quando viajava para Paris para uma homenagem que receberia no Festival de Nantes. 

1982 – A edição de dezembro da revista Times proclamou o computador pessoal como o “Homem do Ano”.

Foi a primeira vez que os editores selecionaram um destinatário não humano para o prêmio.

Aconteceu em 27 dezembro

1934 – O país da Pérsia passa a se chamar Irã.

1945 – São criados em Washington o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

1945 – Após a Segunda Guerra Mundial, as Potências Aliadas concordam em dividir a Coréia.

1949 Carlos Lacerda funda no Rio de janeiro o jornal Tribuna da Imprensa.

Fontes de pesquisa: Jornal O Globo, Folha de São Paulo, Brain History, Biblioteca do Congresso Americano, History Net, revista Time.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button