Entrevista

Entrevista com Fredo, Artista chileno

Fredo estava no Chile quando o entrevistei, lá ele montou um bar onde recebe os amigos e aficionados pelo desenho. Nasceu em Santiago, capital. É um artista musical, pois também explora esta possibilidade e integra-a ao seu labor artístico.

Seus desenhos tridimensionais são absolutamente alucinantes! São traços enraizados na escola de MC Escher, com menos incógnitas, muito surrealismo (quando o expectador observa a imagem fria à sua frente) e muito mais realismo (quando encontra o ângulo certo de observação, aí parece que os desenhos começam a interagir com o ambiente e com as pessoas). Este rápido bate-papo é uma boa oportunidade para conhecermos o talento desse grande artista.

Olavo Saldanha – Como foi o início na sua arte?

Fredo – Eu vivi arte durante toda a minha vida, mas só a partir dos 15 anos é que eu levei mais a sério.

Olavo Saldanha – Seu trabalho é único e cheio de criatividade. De onde vem a inspiração?

Fredo – Às vezes no simples descer pela rua, ao ouvir músicas, as ideias vem a mim, ou em fotos. Eu tenho que criar para manter a minha casa. Se há um tema específico que me interessa, eu começo a falar para mim mesmo internamente, fazendo metáforas, quase como escrever um poema em sua cabeça, mas com imagens.

Olavo Saldanha – Quais são as suas ferramentas?

Fredo – Eu costumo usar o grafite, carvão, às vezes.

Olavo Saldanha – E suas referências na arte?

Fredo – Aos 15 anos eu realmente amava Escher, depois vislumbrei outros artistas como Alex Grey, Beksinski, etc. No entanto, eu sempre tento manter as minhas próprias referências, e não um “Escher novo” ou algo assim.

Olavo Saldanha – Como o seu trabalho como artista e designer influência sua vida? Você acha que vê as coisas ao seu redor de forma diferente, por exemplo?

Fredo – Acho que todos nós vemos as coisas de maneiras diferentes, agora, em alguns pontos de vista parece uma coincidência. Depende apenas do foco de cada um.

Olavo Saldanha – Você mistura arte e música, criou agora  um espaço de interação, como está a recepção do povo?

Fredo – A música é muito importante para mim. Eu também faço música, a idéia do desenho e da mistura de música é uma fusão muito agradável.

As pessoas sempre tiveram uma boa recepção ao que eu faço. Isso me motiva muito. Mas uma coisa que me motiva ainda mais é quando uma pessoa se vê em um trabalho, ou o aplica em sua vida.

Olavo Saldanha – Quais estilos de música do Fredo?

Fredo – Eu fecho em grande estilo, mas posso citar que as bandas: RadioheadThe Mars VoltaOceansizeExplosions in the Sky, etc 

Olavo Saldanha – Alguma vez você já esteve no Brasil?

Fredo – Não, eu nunca estive lá. Mas eu gostaria de ir. 

Olavo Saldanha – Onde encontrar Fredo na web?

Fredo –  Podem vir ao meu blog:

drawingopenmythirdeye.blogspot.com

Ou a minha página no Facebook:

https://www.facebook.com/Fredosis/

Eu fui ao Imagens e Letras e e gostei muito.

 

Fonte de pesquisa de imagens:  WixMp, My Modern Met.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo