Fredo estava no Chile quando o entrevistei, lá ele montou um bar onde recebe os amigos e aficionados pelo desenho. Nasceu em Santiago, capital. É um artista musical, pois também explora esta possibilidade e integra-a ao seu labor artístico.
Seus desenhos tridimensionais são absolutamente alucinantes! São traços enraizados na escola de MC Escher, com menos incógnitas, muito surrealismo (quando o expectador observa a imagem fria à sua frente) e muito mais realismo (quando encontra o ângulo certo de observação, aí parece que os desenhos começam a interagir com o ambiente e com as pessoas). Este rápido bate-papo é uma boa oportunidade para conhecermos o talento desse grande artista.
Olavo Saldanha – Como foi o início na sua arte?
Fredo – Eu vivi arte durante toda a minha vida, mas só a partir dos 15 anos é que eu levei mais a sério.
Olavo Saldanha – Seu trabalho é único e cheio de criatividade. De onde vem a inspiração?
Fredo – Às vezes no simples descer pela rua, ao ouvir músicas, as ideias vem a mim, ou em fotos. Eu tenho que criar para manter a minha casa. Se há um tema específico que me interessa, eu começo a falar para mim mesmo internamente, fazendo metáforas, quase como escrever um poema em sua cabeça, mas com imagens.
Olavo Saldanha – Quais são as suas ferramentas?
Fredo – Eu costumo usar o grafite, carvão, às vezes.
Olavo Saldanha – E suas referências na arte?
Fredo – Aos 15 anos eu realmente amava Escher, depois vislumbrei outros artistas como Alex Grey, Beksinski, etc. No entanto, eu sempre tento manter as minhas próprias referências, e não um “Escher novo” ou algo assim.
Olavo Saldanha – Como o seu trabalho como artista e designer influência sua vida? Você acha que vê as coisas ao seu redor de forma diferente, por exemplo?
Fredo – Acho que todos nós vemos as coisas de maneiras diferentes, agora, em alguns pontos de vista parece uma coincidência. Depende apenas do foco de cada um.
Olavo Saldanha – Você mistura arte e música, criou agora um espaço de interação, como está a recepção do povo?
Fredo – A música é muito importante para mim. Eu também faço música, a idéia do desenho e da mistura de música é uma fusão muito agradável.
As pessoas sempre tiveram uma boa recepção ao que eu faço. Isso me motiva muito. Mas uma coisa que me motiva ainda mais é quando uma pessoa se vê em um trabalho, ou o aplica em sua vida.
Olavo Saldanha – Quais estilos de música do Fredo?
Fredo – Eu fecho em grande estilo, mas posso citar que as bandas: Radiohead, The Mars Volta, Oceansize, Explosions in the Sky, etc
Olavo Saldanha – Alguma vez você já esteve no Brasil?
Fredo – Não, eu nunca estive lá. Mas eu gostaria de ir.
Olavo Saldanha – Onde encontrar Fredo na web?
Fredo – Podem vir ao meu blog:
drawingopenmythirdeye.blogspot.com
Ou a minha página no Facebook:
https://www.facebook.com/Fredosis/
Eu fui ao Imagens e Letras e e gostei muito.