Hoje na história

Hoje na história, de 28 de dezembro a 03 de janeiro

Em dezembro, mais do que nos outros meses, a corrida armamentista parece estabelecer sua agenda. Percebemos nos movimentos bélicos que a preocupação sempre foi se armar, se antecipar ao inimigo. Nesse aspecto, os dois principais personagens foram e permanecem sendo os EUA e a Rússia. Neste link em evidência o leitor encontrará um Cronograma do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT), um histórico sobre a corrida armamentista.

Nessa série de eventos, de 28 de dezembro a 03 de janeiro, as notícias boas, apesar do período festivo, são suplantadas pelas ruins. Porém, pela proximidade da virada de ano, vai persistindo a ideia da esperança de um mundo melhor depois que o ano velho passar.

28 de dezembro

1895 – Primeiro cinema do mundo é inaugurado em Paris.

Durante a primeira exibição no Salão Indiano do Grand Café com Clément Maurice como operador, os dois filhos homenageiam o pai pedindo-lhe que girasse a manivela do cinematógrafo. O sucesso foi avassalador.

1918      – Morre no Rio de Janeiro o poeta Olavo Bilac.

 Jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro, o principal representante do parnasianismo no país. “Friamente, brutalmente, laconicamente, como soe acontecer em conjecturas taes, chegou-nos hontem, do Rio, pelo telégrapho, esta amarga e dolorosa notícia: morreu Olavo Bilac.” (O Estado de São Paulo)

1957 – URSS realiza teste nuclear atmosférico.

1966 – China realiza teste nuclear em Lop Nor PRC.

1968 – “Beatles-White Album” dos Beatles, chega ao primeiro lugar e permanece em primeiro lugar por 9 semanas.

1972 – URSS realiza teste nuclear em Semipalitinsk, Leste do Cazaquistão URSS.

1974 –  6,3 terremoto atinge o Paquistão: 5200 mortos.

1975 – Terremoto no Paquistão, 4.000 morrem.

1976 – EUA realizam teste nuclear em Nevada Test Site.

O Nevada Test Site (NTS), 65 milhas ao norte de Las Vegas, foi um dos locais de teste de armas nucleares nos Estados Unidos.  Testes nucleares, atmosféricos e subterrâneos, ocorreram aqui entre 1951 e 1992. 

1985 – EUA realizam novo teste nuclear em Nevada Test Site.

1988 – URSS realiza teste nuclear em Semipalitinsk, Leste do Cazaquistão URSS.

1989      – Brasil tem uma inflação recorde na sua história: 1.764,86% ao ano.

Ninguém mais sabia quanto custava um produto de um dia para o outro. A maquininha de colocar preços era o símbolo da tragédia econômica.

29 de dezembro

1845 – O Texas (composto pelo atual Texas e parte do Novo México, Colorado e Wyoming) é admitido como o 28º estado da União, com a condição de que a área (389.166 milhas quadradas) seja dividida em no máximo cinco estados ” de tamanho conveniente. “

 1890 – 7ª Cavalaria do Exército dos EUA massacrou mais de 150 índios, incluindo mulheres e crianças. Muitos historiadores acreditam que o número de pessoas mortas foi muito maior.

O conflito em Wounded Knee era referido originalmente pelos historiadores oficiais como uma batalha, mas na realidade foi um trágico massacre.

1940 – Alemanha começa a lançar bombas sobre Londres (Segunda Guerra Mundial)

Essa clássica foto foi divulgada como um símbolo da resistência britânica aos ataques do Eixo, e deu certo. Embora os bombardeios continuassem até maio de 1941, Hitler teve que reconhecer que foi incapaz de acabar com o moral dos ingleses.

1972Revista Life deixa de ser publicada.

1992 – Fernando Collor de Melo renuncia a Presidência do Brasil e Itamar Franco assume a liderança do país.

30 de dezembro

1803 – Os Estados Unidos tomam posse do território de Louisiana, quase duplicando a extensão territorial do país.

1905 –  Banco do Brasil é inaugurado.

O Banco do Brasil é instituição financeira estatal, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação do Governo Federal em 50% das ações.

1922 – As repúblicas soviéticas da Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia e Transcaucásia decidem se unir e fundar a União Soviética.

1957 – Governo israelense de Ben-Gurion renuncia.

1974 – Os Beatles foram legalmente dissolvidos (4 anos após a ação)

1999 – O ex-Beatle George Harrison consegue defender a sua vida, mas é esfaqueado por um homem que invade a sua mansão em Londres.

 
Um homem de Liverpool, de 33 anos, que acreditava estar em uma “missão de Deus”, invadiu a casa e esfaqueou o ex-Beatle.

2006 – Saddam Hussein é enforcado em Bagdá.

31 de dezembro

1879 – Thomas Edison demonstra publicamente a luz elétrica incandescente em Nova Jérsei, Estados Unidos.

A autoria da invenção continua polêmica, mas se estabeleceu Edson como inventor da lâmpada pelo processo economicamente viável que ele apresentou.

1925 – É realizada em São Paulo a primeira corrida de São Silvestre.

Nas suas primeiras versões, a São Silvestre era realizada em 23 minutos e cruzava 8,8 quilómetros. Os participantes eram terminantemente proibidos de beber água durante a prova.

1944 – Hungria declara guerra à Alemanha.

1946 – O presidente Truman proclama oficialmente o fim da Segunda Guerra Mundial

1958 – Ditador cubano Batista foge

1968 – Primeiro avião supersônico voado (russo TU-144)

1988 – No Rio de Janeiro o Bateau Mouche IV afunda na Baía de Guanabara matando 55 pessoas.

01 janeiro

1776 – O líder da Revolução Norte-Americana, George Washington apresenta a primeira bandeira nacional dos Estados Unidos.

1788 – The Times, o jornal mais antigo em circulação de Londres, publica sua primeira edição.

1801 – O Ato de União, firmado pela Grã-Bretanha e Irlanda, cria o Reino Unido.

1830 – William Lloyd Garrison publica a primeira edição de um jornal intitulado The Liberator , pedindo a emancipação completa e imediata de todos os escravos nos Estados Unidos.

1959 – Fidel Castro toma poder em Cuba após o ditador Fulgencio Batista fugir do país, buscando asilo na Republicana Dominicana.

A revolução cubana rompeu com a lógica da “coexistência pacífica” entre o imperialismo dos EUA e a burocracia dirigente na ex-URSS (União Soviética), 

02 de janeiro

1839 – O fotógrafo francês Louis Daguerre tira a primeira foto da Lua.

1872 – Young, líder da Igreja Mormon, é preso nos Estados Unidos por ter se casado com 25 mulheres.

1947 – Mahatma Gandhi inicia marcha pela paz em Bengali Oriental.

03 janeiro

1961 – Os Estados Unidos rompem relações diplomáticas com Cuba .

1977 – É fundada a Apple Computer, a primeira indústria de computadores para uso pessoal.

Em 1976, Steve Jobs, Steve Wozniak e o veterinário da indústria Ronald Wayne fundaram a Apple.  A primeira conquista de Steve depois disso foi o lançamento do Apple I em 1976. 

2000 – A última história em quadrinhos de Peanuts original é publicada após uma temporada de 50 anos, após a morte do criador da história, Charles Schultz.

2013 – O ator Gerard Depardieu recebe a cidadania do presidente russo, Vladimir Putin; Depardieu renunciou à cidadania francesa devido aos altos impostos do país

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo