Fotografia

As melhores fotos de 2020 da TIME

Foi um longo ano que pareceu mais longo pelas sombras que se espalharam por ele, uma sobre a outra, em muitas das fotografias que o definem: A meia-luz de um necrotério temporário . De uma rua da cidade obscurecida por gás lacrimogêneo. Do crepúsculo itinerante de um incêndio florestal.

As fotos que capturaram 2020 – mostradas aqui na seleção anual da TIME – quase não precisam de registro de data e hora, tão distinto é seu visual. 

Um ano difícil, variações de uma escuridão que continua indefinidamente, o tempo suspenso primeiro por bloqueios que tiraram a vida da rotina, depois pelo entendimento de que nada seria o mesmo depois.

Ninguém que olhe através dessas imagens daqui a alguns anos terá que perguntar em que ano aquela foto foi tirada. 2020 se impregnou nelas para sempre.

O Dr. Joseph Varon conforta um paciente na unidade de terapia intensiva COVID-19 durante o Dia de Ação de Graças no United Memorial Medical Center em Houston em 26 de novembro.
 (Go Nakamura)
Em 31 de maio, um manifestante em Nova York pinta um pôster do joelho de Derek Chauvin no pescoço de George Floyd.  “Do nada, esse cara puxou uma lata de spray roxa e começou a escrever nela”, relembrou o fotógrafo. (Malike Sidibe)
Um profissional de saúde verifica a temperatura de uma mulher e a saturação de oxigênio na favela Dhole Patil de Pune, Índia, em 10 de agosto. (Atul Loke)
Um paciente COVID-19 é preparado para intubação pelo anestesiologista do Holy Name Medical Center em Teaneck, NJ, em 31 de março. A tenda de plástico é para que o vírus não se espalhe durante o transporte do paciente entre as unidades. (Danny Kim)
A ativista de esquerda detida Reina Mae Nasino, algemada e usando uma roupa de proteção para evitar a propagação do coronavírus, toca o caixão de sua filha de três meses. (Aaron Favila)
Um voluntário derrama água em um coala ferido em um incêndio florestal na Ilha Kangaroo, Austrália do Sul, em 16 de janeiro. Ele foi rapidamente levado a um abrigo próximo, juntando-se a centenas de outros animais que recebiam cuidados.  (Adam Ferguson)
Um manifestante, vestindo uma camisa onde se lê “Por favor, pare a violência”, é arrastado perto do Barclays Center do Brooklyn em 29 de maio, quatro dias após o assassinato de George Floyd. (Malike Sidibe)
Ativistas pró-democracia fazem saudações com três dedos durante uma manifestação no cruzamento de Kaset, perto de Bangkok, em 19 de outubro. Uma onda crescente de protestos exigiu a renúncia do primeiro-ministro. (Sakchai Lalit)
Um vazio assustador envolveu a área ao redor da Caaba na Grande Mesquita de Meca, o local mais sagrado do Islã, em 6 de março, quando o comparecimento às orações de sexta-feira foi afetado por medidas de proteção contra COVID-19.  (Bandar al-Dandan)
Em uma mesquita em Teerã, em 5 de janeiro, mulheres iranianas lamentam a morte de Qasem Soleimani.  (Newsha Tavakolian)
O corpo de um paciente, embrulhado em sacos plásticos amarelos de resíduos infecciosos e embalagens plásticas, está no leito de morte do paciente, esperando um saco para cadáver em um hospital indonésio. O envolvimento do paciente, que leva cerca de uma hora para duas enfermeiras ser concluído, tinha o objetivo de suprimir a disseminação do coronavírus.
 (Joshua Irwandi)
Funcionários em trajes de proteção perto de um homem idoso que desmaiou e morreu perto de um hospital em Wuhan, China, em 30 de janeiro. (Hector Retamal)
A polícia entra em confronto com os manifestantes em Hong Kong em 1º de julho, um dia depois de uma nova lei de segurança nacional entrar em vigor. A cidade imediatamente sentiu o efeito arrepiante da ofensiva de Pequim para reprimir a dissidência no território semi-autônomo. (Lam Yik Fei)
Patricia e Mark McCloskey apontam suas armas para os manifestantes – um dos quais, à direita, segura uma câmera de vídeo e um microfone – quando eles entram em seu bairro durante um protesto contra a prefeita de St. Louis Lyda Krewson em 28 de junho. (Lawrence Bryant)
Árvores mortas perto da cratera do vulcão Taal ficam cobertas de cinzas vulcânicas em 14 de janeiro. (Ezra Acayan)
Olivia Grant, à direita, abraça sua avó, Mary Grace Sileo, através de um pano de plástico pendurado em um varal em um quintal em Wantagh, NY, no dia 24 de maio. (Al Bello) 
Uma mulher toca música em sua varanda em Milão em 13 de março. Os italianos permaneceram essencialmente em quarentena, já que a nação – a frente europeia na luta global contra o coronavírus – ordenou restrições extraordinárias aos movimentos deles para evitar sua disseminação. (Alessandro Grassani)
Matthew Fish da Igreja Católica da Sagrada Família em Hillcrest Heights, Maryland, esperava pelos paroquianos em seu confessionário em 20 de março. (Evy Mages)
Lori Spencer fala ao telefone com sua mãe Judie Shape, de 81 anos, no Life Care Center em Kirkland, Wash., Em 8 de março. Shape testou positivo para coronavírus naquela manhã.
 (David Ryder)
Kyle Edwards, 39, coleta lanternas de dentro de um necrotério temporário fora do Wyckoff Heights Medical Center em 22 de abril. Edwards, cujo trabalho às vezes envolvia mover corpos de vítimas de COVID-19 para o necrotério, trabalhava em turnos das 7h às 22h durante o pior de a pandemia e, como muitos membros de sua equipe, contraiu o vírus. (Meridith Kohut )
Agentes funerários do governo cobrem o corpo de Arlen Laranjeira Bezerra, 39, próximo ao Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, em Manaus, no estado do Amazonas, no dia 5 de maio. Bezerra havia dado entrada no hospital para fazer tratamento para COVID-19. 
Depois de escapar do hospital ao amanhecer, seu corpo foi encontrado por parentes a cerca de 200 metros de distância. (Edmar Barros)
Duas crianças passam por membros de uma Unidade Vermelha do Taleban, uma força de elite, no distrito de Alingar, na província de Laghman, no Afeganistão, em 13 de março.
 (Jim Huylebroek)
Durante uma manifestação Black Lives Matter em Londres em 13 de junho, o manifestante Patrick Hutchinson carrega um contra-manifestante ferido para um local seguro perto da estação de Waterloo. (Dylan Martinez)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo