A Biblioteca Nacional da Irlanda empreendeu digitalizar um amplo acervo fotográfico do povo irlandês nos anos que antecederam a separação do Reino Unido.
Proprietários endinheirados, profissionais urbanos e até os fazendeiros e pescadores que colheram os frutos da ilha. Mais de 33.000 negativos de placas de vidro de coleções fotográficas.
Ainda segundo a Biblioteca “Embora o material tenha sido digitalizado de acordo com o padrão de arquivamento, é necessário mais trabalho para explorar todo o potencial dessas fotografias digitais. Por exemplo, as informações que acompanham várias imagens ainda não foram aprimoradas, o que, na prática, significa que algumas legendas, que foram transferidas diretamente dos índices / listas originais, são muito breves e, às vezes, imprecisas. “
Um verdadeiro museu de história completamente acessível. Abaixo alguns dos registros históricos do National Library of Ireland.






























Fontes de pesquisa: National Library of Ireland, Alex Q. Arbuckle, Amanda Uren e Chris Wild (Curadores Retronaut), imagens arquivo Mashable.